Sessão Solene Agosto Lilás: Violência contra mulher deve ser combatida por todos
- Ascom
- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Violência contra a mulher é uma "pandemia" que precisa ser combatida por todos, diz presidente da Câmara
A Câmara Municipal de Capixaba, através de seus vereadores, realizou a sessão solene em alusão ao Agosto Lilás #vocenaoestasozinha, pedindo o fim da violência contra a mulher. A iniciativa da Casa Legislativa abriu espaço para reflexões alusiva ao Agosto Lilás mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Nesta terça-feira, 17, os vereadores dirigiram os trabalhos no Poder Legislativo capixabense, durante Sessão Solene alusiva à Campanha do Agosto Lilás no Município, uma referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil.
A violência doméstica contra as mulheres foi classificada pelo presidente, vereador Amilton Costa, como uma ‘pandemia’ que necessita de forma urgente, da união de esforços de toda a sociedade brasileira para ser combatida.
Os parlamentares enalteceram a atuação de todas as pessoas e instituições que estão trabalhando com firmeza nas ações de combate e conscientização, para mudar o quadro atual e lembraram de pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrando aumento de casos no País, no último ano: uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos, sofreu algum tipo de violência ou agressão, o que corresponde a 17 milhões de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual e recordaram ainda que a pandemia da covid-19, conforme dados divulgados em março de 2021, véspera do Dia Internacional da Mulher, pela ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi um dos principais fatores que provocaram o aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, com o registro de 105.821 denúncias, já que o agressor e a vítima nesse período ficaram sob o mesmo teto.
“E esta Casa de Leis é, e sempre será parceira nessa luta pelo fim da violência contra a mulher, propondo leis, inclusive punitivas, e outras ferramentas eficazes na busca de soluções para os problema diários enfrentados pela nossa população. Estamos aqui para atuar juntos com todos os segmentos, no combate a qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, e dano moral ou patrimonial, os crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres”, disse o presidente Amilton Costa, representado o parlamento.
Todos os vereadores foram unânimes ao afirmar que a luta pelo fim da violência da mulher só será vencida com muita conscientização, campanhas, e no esforço conjunto entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, em parceria com a população, finalizaram.
Os parlamentares também homenagearam mulheres durante a sessão solene que se destacam na luta contra o fim da violência contra a mulher e na disseminação da campanha Agosto Lilás, e contribuem para construção de políticas para garantir o direito das mulheres.
Galeria de Fotos
Comments